Cuidado com o golpe do boleto de registro de domínio!

(54) 3329-1140
contato@i9website.com.br

Cuidado com o golpe do boleto de registro de domínio!

Confira a dica abaixo dos nossos especialistas da Inove Website para você não cair neste golpe.

 

Todos os anos alguns de nossos clientes entram em contato conosco relatando o recebimento de boletos referentes ao pagamento do domínio da empresa. Esses boletos normalmente são da Caixa Econômica Federal e tentam de toda maneira confundir o destinatário, normalmente proprietário da empresa. A seguir vamos expor maiores detalhes sobre esse golpe, aplicado desde 2006 e infelizmente funcionando a pleno vapor.

Os domínios brasileiros (com.br, adv.br, eng.br, arq.br etc.) são geridos por um departamento do NIC.br conhecido como Registro.br, eles cuidam das atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Um domínio é propriedade de uma empresa, entidade ou pessoa física, e precisa ser renovado anualmente através do pagamento de uma taxa, podendo inclusive renovar para vários anos de uma só vez. O processo de renovação é tratado via e-mail e site do Registro.br com o contato financeiro do domínio.

Como já dissemos, os boletos falsos normalmente vem com a logo da Caixa Econômica Federal, além disso são valores baixos em torno de R$140,00, em alguns casos há menção ao domínio verdadeiro da sua empresa e na maioria há uma indicação sutil dizendo que o pagamento é opcional ou que se trata de uma proposta, sempre desconfie caso o boleto tenha uma dessas características, a seguir um exemplo de um boleto falso recebido por um de nossos clientes:


Os nomes utilizados pelos golpistas são vários, abaixo alguns que já tivemos conhecimento:
- RegistroBrasil.com
- Registro.Brasil
- Registro.bs
- Host.inf.br
- Registrar.br.com
- Nicregistro.com
- br.registro.com


O que fazer?

Indicamos sempre aos nossos clientes cadastrar a Inove como contato administrativo do domínio, assim eles ficam tranquilos quanto a administração e renovação do domínio utilizado.

Caso você não seja clientes ainda na Inove, não tem problema, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento, a gente vai te informar se o boleto é golpe ou não, basta você nos enviar o boleto escaneado e o seu domínio para o departamento técnico fazer uma análise do seu registro.



Referência: Registro.br. registro.br/boleto-malicioso.html