Site ou rede social: 7 provas de que você precisa de um site

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Site ou rede social: 7 provas de que você precisa de um site

O importante é estar ciente de quais são os aspectos que garantem o sucesso de uma marca online. Para ajudar nisso, separamos 7 provas de que você realmente precisa de um site. Veja:




 

Optar por criar primeiro um site profissional ou rede social pode ser a primeira escolha determinante para o sucesso de um negócio. 

Ambos podem ser ótimos para os negócios, mas um site, além de ser mais estável, é capaz de construir uma autoridade online mais forte. 

Isso não quer dizer que você deve apagar seus perfis nas mídias online, mas usá-los como um fortalecimento da marca. 

Neste caso é recomendado que utilize as redes sociais que os seus clientes usam, para que todo o esforço das postagens faça sentido. Invista em locais como: Facebook, Twitter, Instagram e Tik Tok, por exemplo.

1. Credibilidade
Apenas criar uma página em uma rede social não garante credibilidade ao seu negócio.
Qualquer pessoa pode criar uma página para uma marca, serviço ou empresa, portanto, a presença na rede não garante a legitimidade da empresa.
O Facebook, assim como outras redes, possuem processos de verificação de páginas.
Contudo, esses processos são vastos, visto que são automatizados e atendem a requisitos de países em todo o mundo, sendo pouco específicos quanto à documentação que comprova se o dono é legítimo ou não da página.
Ao contrário, um registro de domínio exige a vinculação com dados cadastrais (pessoa física ou jurídica), que podem ser consultados online para verificação de quem é a propriedade do domínio.
Assim como, caso alguém registre o domínio de sua marca, é previsto um processo para reivindicar a propriedade da mesma.
As páginas em redes sociais também oferecem poucas oportunidades para clientes pesquisarem e aprenderem mais sobre seu negócio em si, sobre seus valores e sobre as pessoas que fazem parte dele.
As páginas são pensadas basicamente para promoção de conteúdos e ideias do momento, deixando pouco espaço para conteúdos atemporais, como as informações de sua empresa.



2. Propriedade sobre informações e dados
Você não é o dono de sua página no Facebook, o Facebook é. Você apenas tem permissão de administrá-la.
Da mesma forma, o conteúdo que lá está e a sua lista de fãs, independente de seu volume, é de propriedade da rede social, e não sua. E o mesmo se aplica a outros locais.
Sendo assim, você está sujeito às mudanças realizadas a todo momento, que vão de políticas de uso ao algoritmo de exibição dos conteúdos, a mudanças nas diretivas do negócio.
Quem tem uma página em uma rede social sabe que conquistar milhares de seguidores é um trabalho que exige dedicação.
E para ter uma relação efetiva e duradoura com os seus clientes, é muito melhor você pensar em construir mais canais de relacionamento com este cliente.
A partir disso você fará a atribuição de sua audiência através de dados como telefones e emails de contato, por exemplo.
Para isso, é recomendado que faça uma estratégia de marketing digital, que vai depender de conhecer e nutrir relações com interessados e clientes que fazem contato.
Com um website, você tem total liberdade para coletar essas informações através de formulários de cadastro, de interesse, de contato, de compra, e usar para o envio de emails. 


3. Investimento financeiro e de tempo
O processo de criação de uma página em uma rede social é geralmente bastante simples e explicativo.
O que talvez muitos podem não saber é que existem criadores de sites tão simples quanto.
Você encontra ferramentas de criação, gerenciadores de conteúdo de grande popularidade, sites de inspiração, tudo à sua disposição online para criar uma página sem conhecimentos em programação.
De forma semelhante podemos encarar a relação sobre o investimento financeiro.
Uma rede social pode se posicionar como gratuita para realização do cadastro e criação, mas o alcance e a relevância só acontecem com  investimento pago.
 Enquanto isso, com um baixo investimento mensal você consegue contratar um serviço para hospedar seu site, ter a sua disposição emails profissionais e ainda as ferramentas mencionadas anteriormente para criar sua página como quiser.


4. Analisar dados e resultados
Investir na criação e na promoção de seu website também dará mais segurança a você se o investimento que está sendo feito está sendo efetivo ou não. Você tem condições de medir os resultados conforme o seu objetivo.
Em uma página em redes sociais, é muito mais difícil medir e saber qual post ou qual esforço reverteu em resultados para o seu negócio.
É muito comum que a própria rede limite as estatísticas às quais você tem acesso, enquanto ferramentas de análise de websites, como o Google Analytics, por exemplo, trarão gratuitamente uma gama muito superior de informações sobre o comportamento de seus visitantes.


5. Seu endereço próprio online
Ter um site permite a você ter um endereço próprio para acesso online: o seu domínio. Um endereço de uma página em rede social é infinitamente mais difícil de divulgar.
Pense em como você iria divulgá-lo por telefone, ou em seu cartão de visitas.
Além disso, você estará sempre promovendo a marca da rede social junto com a sua. Será mais uma informação para seu cliente lembrar.
Não registrando seu próprio domínio e criando suas contas de email personalizadas, você está deixando espaço para que outro registre o domínio com a mesma marca que a sua, ficando assim mais vulnerável.
Um domínio próprio passará muito mais seriedade e deixará seu negócio menos exposto a fraudes.

6. Para encontrar sua marca nas buscas
O conteúdo de um site tem muito mais chances de aparecer como resultado em buscas do Google e outros buscadores do que o conteúdo de uma página na rede social.
O conteúdo de suas redes sociais só será indexado em buscas se for atualizado frequentemente e conter palavras-chave relevantes.
Novamente, assim como no caso anterior comentado sobre você não ter autonomia sobre seus contatos, novamente você tem pouca autonomia para melhorar suas posições nas buscas a partir de conteúdo dentro de redes sociais.
Já em seu site, você tem infinitas ferramentas e possibilidades de otimização para melhorar seu ranking.
Seu conteúdo, original e relevante para seu público, adicionará credibilidade ao seu negócio, mostrando que você é uma autoridade no mercado em que atua, e deixará a disposição dos visitantes mais informações que podem ser consultadas a qualquer tempo.

7. Flexibilidade e Personalização
Crie seu site antes de qualquer página em rede social. Pelos motivos listados acima, e para utilizar justamente as redes depois para promover o seu site e o seu conteúdo, quando já estiverem consolidados.
Em seu site, você terá maior autoridade sobre seu conteúdo, sobre o relacionamento com seus clientes, sobre seu investimento e ainda terá muito mais flexibilidade para personalizá-lo com a cara da sua marca, e não a de nenhuma outra.
Nele você ainda pode agregar um blog ou outra aplicação, por exemplo, landing pages para captar seus leads, e tudo isso, por consequência, vai gerar tráfego de clientes em potencial.




Fonte: Kinghost

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